quarta-feira, 5 de novembro de 2008

As sociedades antigas

Por volta do ano 5000 antes de cristo, em algumas partes do mundo os povos foram impelidos para agricultura em função de mudanças no clima do mundo. No oriente Médio, na áfrica, na Ásia as savanas viram desertos, os rios secam e os animais que viviam nessas regiões desaparecem e o homem já não pode mais viver da caça. Fixa-se, então, na margem de grandes rios. Isto é, adota um estilo de vida sedentário, constroem aldeias, vilas, cidades. Surge uma organização política chamada cidade-estado: um pequeno reino que não passa de uma vila( região urbana) cercada por uma região rural. Em algum momento esta cidades-estado se unificam e formam estados maiores e até impérios.

Surge então uma burocracia religiosa que cuida da administração, cria a escrita, matem diversos registro. E tem tempo livre para dedicar-se aos mistérios da natureza e da ciência. O comércio também se desenvolve.
Não esqueçamos, no entanto que a maioria da população vivia da agricultura e não tinha tempo para os luxos dos sacerdotes.
A descrição acima corresponde muito bem ao que aconteceu na babilônia e no Egito. Vamos comentar então a matemática destes povos.

Sem comentários: