quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PItagoras e os pitagoricos

PITÁGORAS E OS PITAGÓRICOS
Pitágoras é uma figura historicamente vaga, cercado de lendas e mitos. Mistura de cientista, profeta e místico. Ao que parece nasceu no ano 572 a.C.na ilha de Samos. É quase certo que tenha sido discípulo de Tales, fez varias viagens, passado pelo Egito, Babilônia e talvez até a Índia. Em suas viagens aprendeu matemática, astronomia, e também muitas idéias religiosas. De volta ao mundo grego estabeleceu-se onde agora é a Itália, em Crotona. Fundou uma seita secreta, hoje chamada de escola Pitagórica, uma irmandade que além de dedicar-se a filosofia, matemática e ciências naturais dedicavam-se ainda a misteriosos ritos secretos.
CRENÇAS E DOGMAS PITAGORICOS
De longas viagens Pitágoras incorporou não apenas a ciência primitiva, mas também várias crenças religiosas, políticas e filosóficas.
Cresça na reencarnação ou transmigração das almas. As pessoas podiam reencarnar até mesmo em animais. Devido a está crença os pitagóricos não se alimentavam de carne, pois o animal morto poderia ser a nova morada de um amigo.
Eram politicamente conservadores apoiando as aristocracias e mesmo tiranos. As forças democráticas destruíram vários prédios e fez que com a escola se espalhasse por toda a Grécia, divulgando suas doutrinas e conquistando discípulos.
Crença que a causa última das várias características do homem e da matéria são as números (inteiros positivos). Tudo é número. Em outras palavras os pitagóricos criam que os números governam o mundo.Então, nada mais justo que cultuar os números e estudar sua natureza e propriedades, são eles os criadores da primeiras teorias dos números.
ARITMETICA PITAGORICA
Antes de qualquer coisa é preciso saber que os gregos faziam uma distinção entre aritmética e logística. A primeira trata das relações abstratas entre números e suas propriedades, a segunda trata da arte prática de cálculo necessária em todos os momentos da vida cotidiana. Chamamos hoje de teoria dos números o que era para os gregos era aritmética, e de aritmética a arte prática de cálculo.
Para enaltecer os ideais da fraternidade os pitagóricos criaram os números amigáveis e os perfeitos. Vejamos cada um deles em detalhes.
Dois números de dizem amigáveis se cada um deles é igual à soma dos divisores inteiros positivos do outro, excluindo esse outro número. Exemplo 284 e 220. Os divisores de 220, excluído ele mesmo, são1, 2, 4, 5, 10, 11, 20, 22, 55,110 cuja soma é 284. E os divisores de 284, excluído ele mesmo, são 1,2,4,71,142 cuja a soma é 220. Atribui-se a Pitágoras a criação da superstição que dois talismãs contendo esses números selariam uma amizade perfeita entre que os usasse. Outros números amigáveis 17.296 e 18.416, descobertos por Fermat em 1636.

Sem comentários: