sexta-feira, 5 de setembro de 2008

lógico

O notável paradoxo da matemática

O notável paradoxo da matemática é este: embora os seus praticantes não cuidem das aplicações e do mundo real, produzem as melhores ferramentas para o compreender.
Os Gregos, sem razão especial, estudaram uma curva denominada elipse e 2000 mais tarde os astrónomos descobriram que ela descreve a forma da trajectória dos planetas em torno do Sol.
Em 1854, Riemann «substituiu» o postulado das paralelas por um contraditório e o plano euclidiano por uma abstracção bizarra chamada espaço curvo. Sessenta anos volvidos, Einstein anunciou que era esta a forma do universo ...
9. Matemática ao alcance de todos

Na escola básica aprendemos a contar, a fazer cálculos e a medir. Enquanto principiantes, achámos estas práticas cheias de mistério e de dificuldades. Porém, uma vez aprendidas, parecem-nos rotineiras, elementares e ao alcance de qualquer um.
Lidar com a matemática requer certas capacidades especiais, se não algum talento — da mesma forma que a música, a dança, o desporto. Mesmo que a maioria de nós não possa vir a tornar-se um grande desportista, bailarino ou músico, todos sabem em que consistem estas actividades e praticamente todos sabem dançar, cantar, praticar desportos.

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