quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Não quebre a cabeça!!!

Vamos propor alguns problemas simples, para meus alunos do sexto ano:

1) Tenho 20 vacas para matar em três dias, e em cada dia devo matar uma quantidade ímpar de vacas, quantas vacas devo matar em cada dia?


2) Ontem encontrei um amigo, o Thadeu Garrido, que a muito tempo eu não via. Perguntei se ele tinha filhos. Tadheu respondeu que a soma das idades de seus filhos é 8 e que o produto das idades é 10. Falou ainda que o mais nova agora é que deixou de mamar. quantos filhos tem Tadheu? qual a idade de cada um?


3) Outro amigo, o grandes professor Alcides leciona geografia e gosta de aprontar das suas. Disse-me um dia ter encontrado uma cédula de 100 dolares entre as páginas 99 e 100 da sua primeira edição ilustrada de :Os Sertões , de Euclides da Culha. Alcides está mentindo ou falando a verdade ? Justifique.


4) Ontem a noite, choveu torrencialmente em Aquiraz. É possível que 72 horas depois esteja fazendo sol em Aquiraz?


5) Qual a metade do dobro de 5?


6) Uma sala tem quatro cantos, cada canto tem um gato, cada gato vê três gatos. quantos gatos tem na sala?


7) Qual o nome completo de um taxista que passa o dia a guiar seu taxi?


8) Qual o nome completo da criança que a ama lhe alimenta com leite roubado?


9) Quantos minutos tem um dia?


10) O pai daquele padre é filho único do meu pai. O que o padre é meu?




RESPOSTAS:
1 - Essas vacas são loucas!!!! Para que o mesmo não aconteça contigo vamos a resposta: o problema é impossível, pois a soma de três números impares é sempre um número impar.

2 - Devemos pensar em três números que multiplicados sejam 10. Esses números são 5 x 2 x 1 =10 , a soma deve ser 8 , logo 5+2+1=8.

3 - procure em qualquer livro estas páginas.

4- Veja a postagem de 10 de janeiro de 2010.

5- Essa tá fácil!

As outras ficam como desafio!!!!

Sem comentários: